Se está a pensar em obter a sua cidadania italiana na Itália, é importante que conheça todos os passos que precisa seguir, desde o momento em que se encontra no Brasil até poder orgulhar-se do seu passaporte italiano. Aqui estão os passos detalhados para o ajudar a reconhecer a sua cidadania italiana.
Recolha de Documentos
O primeiro passo para reconhecer a sua cidadania italiana é reunir todos os documentos necessários, incluindo certidões de nascimento, casamento e óbito, desde o italiano que emigrou para o Brasil até você. Além disso, é importante produzir a Certidão de Não Naturalização (CNN). Segue o link. https://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do
Análise dos Documentos
Antes de prosseguir com o processo, é importante fazer uma análise cuidadosa de todos os documentos recolhidos. Essa análise verificará não apenas o direito à transmissão da cidadania, mas também a existência de possíveis erros ou incongruências nos documentos, como erros de nome, sobrenome, local de nascimento, etc.
Apostilamento e Tradução dos Documentos
Uma vez concluída a análise dos documentos e corrigidos quaisquer erros, é hora de apostilar e traduzir toda a documentação. Os documentos brasileiros precisam de ser apostilados para serem válidos na Itália, e a documentação deve ser traduzida para o idioma italiano. As traduções precisam ser realizadas por um tradutor juramentado e, se feitas no Brasil, também precisam de ser apostiladas.
Escolha do Voo
Antes de partir para a Itália, terá de escolher o seu voo. É aconselhável escolher um voo direto para a Itália, sem ter de fazer escala em outro país. Se fizer escala noutro país que faça parte do espaço Schengen, como França ou Portugal, será necessário fazer a declaração de presença, pois, o passaporte será carimbado pela polícia imigratória do primeiro país de entrada. Se o seu voo entrar diretamente na Itália, o carimbo no passaporte é suficiente para requerer a sua residência.
Chegada na Itália
Depois de chegar na Itália, é hora de completar os passos restantes para obter a sua cidadania italiana. Aqui estão as etapas restantes:
Codice Fiscale
O primeiro passo é obter o seu Codice Fiscale, que é o equivalente italiano ao CPF brasileiro.
Pedido de Residência
Depois de obter o Codice Fiscale e ter o passaporte com o carimbo da imigração italiana ou declaração de presença e mais um contrato de aluguel ou algo similar que permita realizar o pedido de inscrição anagráfica no comune onde será realizado o processo.
Pedido de Cidadania
Agora é hora de fazer o pedido oficial de cidadania italiana. É feito através de um requerimento que deve ser assinado e, juntamente com toda a documentação apostilada e traduzida deve ser protocolado no comune. O oficial irá realizar toda a análise e enviará o pedido da não renúncia ao consulado italiano. Quando o pedido de informação for respondido pelo consulado, o processo estará praticamente concluído. Os próximos passos serão a transcrição da certidão de nascimento. Nesse momento, você será reconhecido como um(a) italiano(a).
Identidade e Passaporte Italianos
Finalmente, chegou a hora de pedir a sua identidade e o passaporte. Agora, como cidadão italiano, poderá desfrutar de todos os direitos e privilégios, incluindo o direito de votar, trabalhar e residir na Itália ou em qualquer outro país da Europa.
Espero ter esclarecido as dúvidas de muitos aqui. Ficamos por aqui e até a próxima!