O mito do sobrenome italiano e o direito à cidadania
Muitas pessoas acreditam que a ausência de um sobrenome italiano na família impede o reconhecimento da cidadania italiana. Vamos esclarecer essa questão e entender como a cidadania italiana é realmente transmitida.
A verdade sobre a transmissão da cidadania italiana
A cidadania italiana é transmitida por descendência, independentemente do local de nascimento do filho. Se um italiano emigrou para o exterior e seu filho ou neto nasceu fora da Itália, isso não impede o direito ao reconhecimento da cidadania italiana. O que importa é provar que o ascendente italiano é um parente direto, seja ele trisavô, bisavô ou tataravô.
A perda do sobrenome italiano ao longo das gerações
É possível que, ao longo das gerações, o sobrenome italiano tenha sido perdido devido à mistura de sobrenomes herdados do pai e da mãe. No entanto, isso não significa que você perdeu o direito à cidadania italiana.
Se você conseguir provar que o ascendente italiano é um parente direto, independente de portar ou não o sobrenome italiano, você terá o direito ao reconhecimento da cidadania italiana.
Vídeo: Sobrenome Italiano
FAQ
1. A falta de um sobrenome italiano na minha árvore genealógica impede o reconhecimento da cidadania italiana?
Não. O que importa é provar que o ascendente italiano é um parente direto, seja ele trisavô, bisavô ou tataravô.
2. Como a cidadania italiana é transmitida?
A cidadania italiana é transmitida por descendência, independentemente do local de nascimento do filho.
3. A perda do sobrenome italiano ao longo das gerações significa a perda do direito à cidadania italiana?
Não. Se você conseguir provar que o ascendente italiano é um parente direto, independente de portar ou não o sobrenome italiano, você terá o direito ao reconhecimento da cidadania italiana.